Tour Information
Danças de diferentes regiões da Anatólia são executadas a solo ou em grupo, bem como danças orientais com coreografias modernas, com indumentárias especialmente concebidas para o efeito e acompanhadas com música ao vivo. Este evento realiza-se num
O espectáculo é efectuado pela Hamam Dance Troupe, que consiste numa equipa de 25 dançarinos e músicos experientes. O Centro Cultural faz parte dos Banhos Turcos com 550 anos, chamados de Banhos de Hocapasa, hoje utilzado como mercado. Danças de diferentes regiões da Anatólia são executadas com modernas coreografias, com trajes especialmente desenhados para o efeito e acompanhadas com música ao vivo. Também poderá ver no hall de entrada uma exposição que descreve a História da Dança na Turquia, com início á 10.000 anos atrás, trazido de volta com suporte gráfico, vídeo e fotográfico.
Dança Turca: No período Otomano e na Turquia actual, as tradições de dança na Anatólia são diferentes das tradições de Istambul e de outras grandes cidades. Nas vilas e aldeias da Anatólia, contra as restrições sociais e religiosas das cidades Imperiais, homens e mulheres costumavam dançar, cantar e divertir-se juntos. As danças executadas durante estes entretenimentos são normalmente rituais com os seus próprios temas.
A razão para a organização de eventos sociais de entretenimento como casamentos, víndimas e outras celebrações determinavam as danças a ser executadas e as danças também mudavam dependendo de quem as executava, apenas homens, apenas mulheres, ambos juntos. No Império Otomano e na Turquia actual, todas as regiões, todas as cidades e todas as aldeias possuem as suas danças e costumes folclóricos tradicionais. Estas ricas e tradicionais formas de entretenimento ainda hoje têm lugar e são muito apreciadas. Com mais de 4000 tipos de danças folclóricas tradicionais identificadas por investigadores de folclore nas aldeias e áreas rurais, a Turquia possui uma das mais ricas heranças folclóricas do Mundo. A Anatólia é o ponto de fusão de várias civilizações onde esta grande herança tradicional se mantém viva. Sabe-se hoje que a Dança do Ventre é originária do antigo Egipto e India. O principal objectivo desta dança é a natureza humana e a sexualidade. As suas dançarinas vestiam trajes sensuais e agitavam os seus ventres, rodando as suas ancas e cintura, movendo as suas mãos graciosamente para cima e para baixo como uma serpente e com os olhos postos na plateia, acompanhadas por música antiga Turca, estilo köçek.
Esta dança era estrictamente direccionada para homens e tinha diversas associações eróticas, por isso as dançarinas dançavam frequentemente para homens em tabernas, salões e casas de bebida. Enquanto que durante o Império Otomano as dançarinas de dança do ventre estavam confinadas a lugares desolados, depois da declaração da República as mulheres e as famílias foram autorizadas a participar na vida social, e as dançarinas da dança do ventre começaram a actuar em locais públicos e legais, tabernas e clubes nocturnos. As dançarinas da dança do ventre foram sempre populares depois de 1920. Tal como um cantor famoso, elas seriam as últimas a entrar em palco e a audiência esperaria pacientemente que elas actuassem. As dançarinas da dança do ventre também são conhecidas como ‘Delícias Turcas’ devido á sua beleza, agilidade e corpulência.
Hoje em dia a dança do ventre é uma forma de arte apreciada por todos. Mundialmente reconhecidas, belas e ágeis dançarinas de dança do ventre continuam a entreter audiências em clubes nocturnos e salas de concertos famosas. A aprendizagem de danças orientais está a aumentar nos dias que correm. Audições para jovens talentos estão a ser organizados e aos seleccionados está a ser dada formação em dança temática. Companhias de dança como a ‘Fire of Anatolia’ apresentam grandes produções de danças folclóricas tradicionais e coreografias de ritmos dançantes orientais. Estas produções musicais e de dança percorrem o Mundo.
Preço do Bilhete : 25 euros por pessoa
Actuação em duas partes com a duração total de 1 hora. Espectáculos regulares todas as Terças e Quintas-feiras ás 20:00 e Sábados ás 21:00.